“Windows on another Sea” | 20 a 27 setembro 2022

Esta instalação digital partilhou imagens em tempo-real dos diversos”mares” de parceiros do projeto – Itália, França, Malta e Portugal (aqui no Eslateiro-Museu do Monte Branco). Equipa organizadora: Daniela Figueiredo (Dep. Biologia & CESAM | Univ. Aveiro, Portugal) e Mauro Caccavali (CNR – ISMAR, Italy).

Público-alvo: geral

Local: Estaleiro-Museu do Monte Branco | Torreira (Murtosa)

FEIRA DE INVESTIGAÇÃO | 30 setembro 2022 | 13:30 – 18:00

Nesta Feira de Investigação (Research Fair), mostrámos diversos projetos sob a temática do Oceano, atividades e demonstrações científicas para os mais novos.

Público-alvo: crianças e jovens

Local: Entre o Estaleiro-Museu e o Parque do Monte Branco (Torreira, Murtosa).

Os visitantes da Feira

Dos 3 aos 18 anos, cerca de 400 crianças e jovens das escolas da Torreira, Murtosa e Pardilhó, com os seus professores, puderam falar e interagir diretamente com investigadores de diversas áreas da ciência, mas também arte, durante uma tarde preparada propositadamente para eles.

Atividades na Feira

1 – “Prato de Sol”

Esta animação com conversa permitiu perceber como a energia do Sol é transferida através da cadeia trófica aquática e qual o papel do fitoplâncton para a sobrevivência dos animais aquáticos. Animação de: Daniela Figueiredo (Dep. Biologia & CESAM | Univ. Aveiro)

2 – “O Mundo Invisível da Água”

As músicas de “O Mundo Invisível da Água”, tocadas pelo ZéTó e o João da OMA (Oficina de Música de Aveiro) ajudaram a consolidar a nova informação acerca da cadeia trófica aquática, com foco nas cianobactérias e microalgas. Estas músicas são sempre um sucesso junto das crianças mais novas… e não só!

3 – “Ice melting”

Esta instalação audiovisual de gelo a derreter com sons do oceano foi uma bela forma de sensibilizar para as alterações climáticas! Equipa: Francisca Gonçalves , Johannes Goessling, Rita Sarreira & Vera Cardoso (Dep. Biologia & CESAM | Univ. Aveiro)

4 – “Mud Matters” – A Ria de Aveiro ao Microscópio

Nesta atividade, os visitantes puderam observar diatomáceas da Ria de Aveiro ao microscópio e compreender a sua importância no ecossistema. Equipa: Silja Frankenbach, Alexandra Bastos & Érica Silva (Dep. Biologia & CESAM | Univ. Aveiro)

5 – “Show da Física”

O stand do Departamento de Física da Universidade de Aveiro esteve sempre cheio de crianças e jovens interessados no que se estava a passar, com experiências que pareciam magia! Obrigado, Jorge Monteiro e Rita Cavalinhos, pelo vosso “Show da Física da Água”! Equipa: Jorge Monteiro & Rita Cavalinhos (Dep. Física | Univ. Aveiro)

6 – Demonstração de robótica na Ria de Aveiro

Aqui, os intrigantes veículos submarinos autónomos usados na investigação para explorar o Oceano foram vistos e tocados, com demonstração prática em tempo real, mesmo ali na água da Ria de Aveiro! Equipa: Renato Mendes (CoLAB +Atlantic | LSTS | FEUP | Univ. Porto) & Manuel Ribeiro (LSTS | FEUP | Univ. Porto)

7 – Projeto “Maçarico”

A equipa do projeto “Maçarico (Ocean Literacy Programme)” (CoLAB +Atlantic) falou da importância do Oceano e da sua biodiversidade, permitindo olhar mais de perto algumas características de seres marinhos. Uma verdadeira experiência de Literacia do Oceano! Equipa: Caroline Schio e Inês Magusteiro (CoLAB +Atlantic).

8 – Exposição HACON: Missão científica nas fontes hidrotermais do Oceano Ártico

HACON: Missão científica nas fontes hidrotermais do Oceano Ártico. No Estaleiro-Museu do Monte Branco (Torreira-Murtosa), foi possível ver pormenores da missão “HACON” ao Oceano Ártico para explorar a vida nas fontes hidrotermais, onde as temperaturas ultrapassam os 300° Celsius, através das fotografias de Ana Hilário (Dep. Biologia & CESAM | Univ. Aveiro).

9 – Conversa com cientistas da Missão científica nas fontes hidrotermais do Oceano Ártico

No Estaleiro-Museu do Monte Branco foi possível também ver videos e conversar sobre a missão “HACON” ao Oceano Ártico para explorar a vida nas fontes hidrotermais. Equipa: Ana Hilário e Clara Rodrigues (Dep. Biologia & CESAM | Univ. Aveiro)

10 – Criaturas do mar profundo

A exposição COBI mostrou espécimes de diversos habitats, incluindo recifes de coral, canhões submarinos, fontes frias, fontes hidrotermais. Os visitantes puderam olhar de perto várias destas criaturas… Ascensão Ravara (Dep. Biologia & CESAM | Univ. Aveiro)

11 – Cartografia de paisagens sonoras imaginárias (do mar profundo)

No Estaleiro-Museu, esta experiência imersiva interativa, inspirada no projeto Deep Listening Deep Sea<ing>, impressionou os visitantes de todas as idades, estimulando a sua imaginação e criatividade…! Equipa: Jorge Graça (CMT – Companhia de Música Teatral) e Paulo Maria Rodrigues (INET-md & DeCA, Univ. Aveiro).

12 – CESAM & ECOMARE-CRAM

Os visitantes puderam levar para casa informação de projetos de investigação na recuperação de animais marinhos (Catarina Eira (CESAM | ECOMARE – CRAM | Dep. Biologia | Univ. Aveiro), mas também na recuperação de pradarias marinhas da Ria (BioPradaRia | RemediGrass | FITA | Ana Sousa & Ana Lillebø (Dep. Biologia & CESAM | Univ. Aveiro)

13 – Atividades de Literacia do Oceano

A ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental) não deixou de marcar presença na nossa Feira, apresentando alguns dos seus projetos de Literacia Ambiental e do Oceano: BlueWave, Projeto RIOS, EduMar, EduCO2cean. Equipa: Joana Diniz e Alice Nobre (ASPEA).

14 – Gamers4Nature

Este jogo do projeto Gamers4Nature mostra como os temas ambientais podem ser tratados de forma lúdica e divertida! Equipa: Beatriz Vieite, Pedro Beça & Mónica Aresta (DigiMedia Dep. Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro)

15 – Corner Institucional

Universidade de Aveiro | ECIU University

EU corner – CDE Aveiro

BlueNIGHTs project – European partners

European Researchers’ Night

Marie Skłodowska-Curie Actions

16 – Parceiros locais

Câmara Municipal da Murtosa

Estaleiro-Museu do Monte Branco

Monte Branco Caffe

Agrupamento de Escolas da Murtosa

17 – Equipamento educativo e de investigação

MT Brandão

Demonstração de equipamentos educativos e de investigação

Noite Europeia dos Investigadores | 30 setembro 2022 | 18:15 – 22:30

Sessão de abertura

No Monte Branco Caffe, a Noite começou falando dos desafios vs oportunidades de eventos descentralizados na aproximação do público com a Ciência, com a presença do Professor Artur Silva (vice-reitor para a Investigação, Univ. Aveiro), do Presidente Joaquim Baptista (Câmara Municipal da Murtosa) e da investigadora Daniela Figueiredo (projeto BlueNIGHTs, DBio, Univ. Aveiro).

Café de Ciência I – “Desafios das Ciências do Mar na Transferência de Conhecimento”

Foram apresentados projetos de aplicação da Ciência na região. João Miguel Dias (Dep. Física & CESAM, Univ. Aveiro) falou de ferramentas (apps) para navegar na Ria de Aveiro e Ana Sousa (Dep. Biologia & CESAM, Univ. Aveiro) falou da recuperação de pradarias marinhas. A moderação esteve a cargo de Ana Hilário (Dep. Biologia & CESAM, Univ. Aveiro).

“Um toque de Blues…”

Logo após o primeiro Café de Ciência e antes do filme do ECOMARE, tivemos um momento musical relaxante, criando um ótimo ambiente, com a atuação do ZéTó Rodrigues e João, da OMA -Oficina de Música de Aveiro.

Filme documentário – “ECOMARE: investigação e salvamento de espécies marinhas”

Neste documentário, realizado pelo investigador Joaquim Ferreira (Dep. Biologia & CESAM | Univ. Aveiro) puderam ver-se várias das valências de investigação realizadas no ECOMARE – CRAM, pertencente à Universidade de Aveiro.

Café de Ciência II – “Do Espaço ao Mar Profundo… a Biodiversidade Marinha Invisível”

A Biodiversidade Marinha Invisível foi o tema deste Café de Ciência, com a presença das investigadoras do Dep. Biologia & CESAM (Univ. Aveiro): Ascensão Ravara, Clara Rodrigues, Daniela Figueiredo & Ana Hilário. Falou-se de seres marinhos menos conhecidos, desde as Cianobactérias e Microalgas aos Invertebrados do Mar Profundo!

Concerto / instalação audiovisual “82ºN”

Inspirado por imagens recolhidas durante a missão “HACON” ao Ártico, esta instalação imersiva audiovisual, criada e interpretada por Jorge Graça (CMT – Companhia de Música Teatral) & Paulo Maria Rodrigues (INET-md & DeCA | Univ. Aveiro), permitiu-nos viajar para outras paisagens em que o gelo é protagonista principal.

Café de Ciência III – “Oceano, Ciência & Arte”

Investigadores e artistas falaram da sua experiência no processo de fusão de Ciência & Arte! Daniela Figueiredo, Johannes Goessling e Ana Hilário (Dep. Biologia & CESAM | Univ. Aveiro); ZéTó Rodrigues (OMA); Francisca Gonçalves (IGB Leibniz Institute of Freshwater Ecology and Inland Fisheries); Paulo Maria Rodrigues (INET-md & DeCA | Univ. Aveiro); e Jorge Graça (CMT).

Instalação audiovisual “ICE MELTING” under dark

Mesmo antes do final, ainda foi possível apreciar a instalação de gelo do projeto  ICARUS – “ICE MELTING” que se tornou fantástica à noite, com as projeções laser! Uma experiência visual e sonora verdadeiramente fantástica! Francisca Gonçalves , Johannes Goessling, Rita Sarreira & Vera Cardoso (Dep. Biologia & CESAM – Univ. Aveiro)

Encerramento da Noite Europeia dos Investigadores 2022

Na sessão de encerramento, restou agradecer a todos os que participaram, de uma forma ou de outra, para que esta filosofia de evento descentralizado fosse possível. Um GRANDE OBRIGADO a todos os que participaram na Noite e na Feira de Investigação, tendo permitido juntar investigadores e artistas para partilharem parte dos seus trabalhos com a comunidade local! Contamos com todos na Noite Europeia dos Investigadores 2023, novamente na Torreira!