Apoio da “Década dos Oceanos”

O evento BlueNIGHTs Torreira 2023 é apoiado pela iniciativa da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável!

Década dos Oceanos é uma iniciativa-quadro de 10 anos que visa identificar, gerar e utilizar conhecimentos fundamentais sobre os oceanos para os gerir de forma sustentável.

As Acções da Década dos Oceanos são as iniciativas tangíveis levadas a cabo em todo o mundo ao longo da Década para alcançar “a ciência de que precisamos para o oceano que queremos”. Actualmente, estão a ser implementadas mais de 350 Acções a nível mundial, esperando-se muitas mais nos próximos oito anos, por institutos de investigação, governos, entidades das Nações Unidas, organizações intergovernamentais, empresas e indústria, fundações filantrópicas e corporativas, ONG, desportos oceânicos, educadores, grupos comunitários e muito mais.

As acções contribuem para o cumprimento dos 10 Desafios da Década dos Oceanos, que articulam as prioridades mais imediatas da Década dos Oceanos:

  1. Compreender e vencer a poluição marinha
  2. Proteger e restaurar ecossistemas e biodiversidade
  3. Alimentar de forma sustentável a população global
  4. Desenvolver uma economia oceânica sustentável e equitativa
  5. Desbloquear soluções baseadas no oceano para as alterações climáticas
  6. Aumentar a resiliência da comunidade aos riscos oceânicos
  7. Expandir o sistema global de observação dos oceanos
  8. Criar uma representação digital do oceano
  9. Competências, conhecimentos e tecnologia para todos
  10. Mudar a relação da humanidade com o oceano

A Assembleia Geral das Nações Unidas mandatou a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (COI) da UNESCO, o único organismo das Nações Unidas responsável pelo apoio à ciência e aos serviços globais dos oceanos, para coordenar os preparativos e a implementação da Década dos Oceanos. A Unidade de Coordenação da Década é apoiada por estruturas de coordenação descentralizadas, incluindo as que são acolhidas por outras agências das Nações Unidas, governos, organizações internacionais ou regionais e outros parceiros.

Todos podem fazer parte da revolução do conhecimento dos oceanos! Juntem-se a nós para co-desenhar e co-apresentar soluções transformadoras de ciência dos oceanos para criar o Oceano que Queremos!